Nascido em uma família de cambistas da província de Kaga 加賀国, o mercador e engenheiro Zeniya Gohei 銭屋五兵衛 (1774-1852) tinha a ambição no DNA. Encarregado pelo xogunato 幕府 de desenvolver frotas de navios mercantes kitamae 北前船, aproveitou a ocasião para comercializar arroz e madeira e, assim, tornar-se milionário.
No verão de 1852, envolveu-se num projeto de recuperação de terras na região em torno do lago Kahoku 河北潟, ao norte de Kanazawa 金沢市, Mar do Japão 日本海. O plano contemplava a criação de arrozais, porém, no ano seguinte, centenas de peixes mortos começaram a flutuar na superfície das águas próximo ao canteiro de obras. A fome era muita na época e alguns camponeses se alimentaram dos bichos, para falecer na sequência. A culpa recaiu sobre Gohei e seus familiares, que terminaram encarcerados — há quem diga haver se tratado de uma manobra para despojar o engenheiro da imensa fortuna.
Inocentada, sua filha Chikako ちかこ rezou, rezou e rezou pela soltura do pai. Nada. Ignorada solenemente pelas divindades. Então, resolve ofertar-se em sacrifício e se atira nas águas congelantes do rio Asano 浅野川, as mãos unidas em oração.
Adiantou?
Zeniya Gohei seguiu atrás das grades e morreu três meses depois, aos 78 anos. Os irmãos de Chikako, decapitados. E a família terminou despojada de todos os bens.
Título: Asanogawa no tsuki 朝野川晴雪月 (1885)
Série: Tsuki hyaku sugata 月百姿 (1885-1892)
Artista: Tsukioka Yoshitoshi 月岡芳年 (1839-1892)
Comments