6 ALIMENTOU OS PAIS COM LEITE DE CORÇA
a árvore prefere a inércia, mas o vento insiste em soprar
a pessoa quer ser boa aos pais, porém estes estão mortos
Durante o período das primaveras e outonos (770-476 a.C.) viveu Tanzi, um filho como poucos. Seus pais eram idosos — Tanzi era temporão — e sofriam de uma doença ocular que, diagnosticada pelos médicos, só poderia ser curada pela ingestão de leite de corça. Visto passarem necessidade, e leite ser um artigo incomum — logo, de preço elevado —, o rapaz se condoía pela incapacidade de oferecer o medicamento.
Certo dia, perambulava pelas montanhas a matutar uma solução. Então, no prado que se desvelou à frente, uma manada de corças pastava. Silencioso e paciente, observou os gamos novos brincarem, correrem e então retornarem às mães para mamar.
“É isso!”, pensou.
Na manhã seguinte, disfarçado debaixo da pele de um gamo, que incluía cabeça e cauda, retornou à campina de balde na mão. Quando os filhotes correram, ele os seguiu. Quando pastaram, ele pastou. No momento de mamar, Tanzi também foi amamentado, porém transferia o líquido da boca ao balde.
Ao entardecer, retornou pé ante pé, que não derramasse uma gota sequer. Seus pais se regozijaram com o leite. No dia subsequente, o jovem repetiu o processo, que perdurou por semanas, até que seus progenitores começaram a restabelecer a visão.
Em determinada ocasião, Tanzi brincava entre os gamos quando as corças adultas subitamente bramiram, ergueram as caudas em alerta e partiram rumo à floresta, seguidas pelos filhotes. Sozinho, o rapaz olhou em torno e compreendeu o motivo da evasão: um caçador.
Flechas começaram a zunir próximas a Tanzi, que se colocou de pé, despiu-se da pele de animal e gritou: “Não atire!”. Após explicar a razão do disfarce, o caçador ficou impressionado com tamanha devoção filial.
leite de corça, a única cura
vestiu uma pele de animal
não tivesse gritado
seria alvejado
Imagem: Enshi 剡子
Série: Nijushiko doji kagami 二十四孝童子鑑 (1840)
Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)
Imagem: Enshi 剡子
Série: Morokoshi nijushiko 唐土廾四孝 (1848)
Artista: Utagawa Kuniyoshi 歌川国芳 (1798-1861)
Comentarios