top of page
c33editora

Vista número 23: ano-novo

Um pot-pourri de artistas performáticos transita pela capital Edo 江戸, mais especificamente Yamanote 山の手, área nobre habitada por xóguns 将軍, daimiôs 大名 e samurais de hierarquia elevada hatamoto 旗本, em oposição à cidade baixa Shitamachi 下町.

À esquerda, um kadomatsu 門松, decoração de ano-novo disposta diante das residências que consiste de um vaso acondicionado com ramos de pinheiro, bambus e ornamentos diversos. Encostada no dito, uma pipa, passatempo tradicional de fim de ano, impressa (nas versões mais nítidas) com o ideograma fu 富, prosperidade, também utilizado para escrever Fuji 富士.

Kadomatsu e pipas


Ao lado, em elaboradas vestes palacianas, uma dupla de manzai 漫才, diálogo cômico em ritmo acelerado com muitos duplos sentidos, passa diante de um menestrel itinerante em trajes tradicionais kamishimo 裃 e seu auxiliar de cabeça raspada.

Traje kamishimo e torioi


Oculta pelos galhos do kadomatsu, uma torioi 鳥追, artista que entoava canções auspiciosas em seu shamisen 三味線 e ocultava o rosto com um chapéu de palha inclinado à frente, amarrado sob o queixo. Às costas da mulher, a cabeça cabeluda de um macaquinho, cujo adestrador segura uma longa vara com poleiro e argola na ponta, palco onde o bicho se apresenta.

Macaco amestrado


Das figuras restantes, um serviçal de daimiô traz nos ombros uma caixa com presentes e um carregador com gorro de algodão transporta um grande pacote com sabe-se lá.

 

Título: Gantan no Fuji 元旦の不二

Série: Fugaku hyakkei 富嶽百景 (1834)

Artista: Katsushika Hokusai 葛飾北斎 (1760-1849)

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page