É possível distinguir a parte posterior do Fuji, provavelmente visto das montanhas da província de Kai 甲斐国, atual prefeitura de Yamanashi 山梨県, enfatizado por seu cume irregular e enegrecido, quase eclipsado pela formação rochosa à frente. A imagem pode ser interpretada com conotações políticas: o monte sagrado, quando observado de lugares mais próximos da antiga capital Quioto 京都 em vez de Edo 江戸, apresentaria máculas que o tornariam quase desimportante.
A vida em Kai era dura — montanhosa e árida, em se plantando nada dava. A solução, portanto, era buscar alternativas para garantir o sustento diário: as folhas de tabaco penduradas para secar representavam importante fonte de renda, assim como o tingimento de tecidos e a pesca noturna, feita com o auxílio de tochas. Na imagem, o homem esfrega as ancas do cavalo enquanto a esposa reveste a sela com um manto preto. Banhado, o animal transportará os produtos para serem comercializados no mercado local.
Título: Ura Fuji 裏不二
Série: Fugaku hyakkei 富嶽百景 (1834)
Artista: Katsushika Hokusai 葛飾北斎 (1760-1849)
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